Caracterização

Este Jardim-Escola abriu ao público em Setembro de 1934 mas a sua inauguração oficial só veio a acontecer em Maio de 1936.
O terreno foi doado pelo Exº. Sr.º Drº. José Lopes Dias.
Construído pela Junta Geral do Distrito como complemento do Dispensário de Puericultura Dr. Alfredo da Mota.
«Escola que a todos ensina mas recebe só dos ricos», como o escreveu João de Deus, os benéficos efeitos que constam dos resultados obtidos, e que a seguir se revelam, honram a Instituição e a capital da Beira Baixa. Até ao ano lectivo de 1955/ 56 matricularam-se 1297 crianças numa média anual de 65 alunos, muito para a época referida. Durante um período de 20 anos forneceu às crianças além de educação e ensino próprio, bibes, utensílios escolares, etc., 130 refeições foram diariamente fornecidas (28730 por ano).

Em 1991/ 1992 foi inaugurada a escola do 1.º Ciclo, composta pelos 4 anos desse mesmo ensino, pois até a essa data havia apenas 2 e 3 anos do 1.º Ciclo. A Escola do 1.º Ciclo foi construída pelos Encarregados de Educação dos alunos desta valência, uma vez que a instituição tinha algumas dificuldades monetárias, e como a satisfação quanto à educação dos seus educandos era excelente (referido assim no discurso da inauguração), toda a comunidade educativa participou activamente.

Localiza-se na parte antiga da cidade, conhecida por “castelo”. É sede de concelho e de distrito, onde os serviços e indústria são as actividades com maior relevo e importância.
O seu edifício está situado na parte norte da cidade, a escassos metros da Escola Superior de Enfermagem Dr Lopes Dias, do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, do Convento da Graça e da Santa Casa da Misericórdia.
Estando situado num meio urbano, a maioria da população escolar, deste Jardim-Escola, é oriunda de várias aldeias e vilas próximas, bem como da própria cidade.
Este Jardim-Escola, sendo uma instituição particular de solidariedade social, não pertence a nenhum território educativo de intervenção prioritária mas inclui no seu horário de funcionamento actividades de tempos livres.

A abertura faz-se às 8h e o encerramento às 19h, diariamente, para que se possa dar maior apoio às famílias das crianças.
Existem 3 turmas da Creche (uma de 1 ano, uma dos 2 anos e outra com crianças de 1 e 2 anos), 3 turmas na Secção Infantil (uma dos 3 anos, uma dos 4 anos e uma dos 5 anos) e 4 turmas no 1.º Ciclo. O seu regime de funcionamento é normal, decorrendo as actividades lectivas da Secção da Creche entre as 9h e as 11h de manhã e entre as 15h e as 16h, Infantil entre as 9h e as 12h30m de manhã e as 14h30m e as 16h30m de tarde. As do 1.º Ciclo decorrem entre as 9h e as 13h, de manhã e as 14h30m e as 17h, de tarde.
Na Creche existe uma capacidade para 50 utentes, estando 29 utentes abrangidos pelo Acordo da Segurança Social, na Secção Infantil existe uma capacidade para 96 crianças, estando 70 utentes abrangidos pelo Acordo da Segurança Social.
No 1º. Ciclo existe uma capacidade para 125 utentes.
O Jardim-Escola não encerra durante o mês de agosto, funcionando com ateliers durante julho e agosto.